Todos os cidadãos que querem começar a receber a aposentadoria ou as pensões do INSS precisam se atentar às novas regras da autarquia. Isso porque as regras vêm mudando e agora em 2023 elas ficaram ainda mais restritiva para algumas pessoas. Por isso, entender as regras permite que você só faça a solicitação quando cumprir todos os critérios, o que acelera a sua aprovação.
Por isso, hoje vamos entender quais são as novas regras anunciadas pelo INSS, como o governo chegou até elas e, claro, qual é o calendário de pagamentos de setembro deste ano.
A Reforma da Previdência, instituída em 2019, mudou diversas regras para quem tem como objetivo a aposentadoria ou as pensões pelo INSS. Na prática, o envelhecimento da população e uma maior expectativa de vida atrasaram o sonho da aposentadoria para muita gente. Até hoje, o tema ainda é alvo de discussões acaloradas no cenário político do país.
Confira, abaixo, o que muda para os benefícios:
Vale lembrar, ainda, que o valor dos benefícios pode variar de acordo com cada caso. Para o INSS, isso tem influência direta nas datas de pagamento, dado que o calendário da previdência depende do valor que o cidadão vai receber.
Como dissemos anteriormente, o valor do benefício ter interferência direta na data em que o benefício vai cair nas contas. Isso porque o INSS separa os pagamentos em duas épocas distintas, sendo uma para quem recebe um salário mínimo e outra para quem recebe mais que isso.
Confira, abaixo, as datas de pagamento conforme a renda de cada titular:
Benefícios de até 1 salário mínimo:
Benefícios acima de 1 salário mínimo:
Vale ressaltar, ainda, que o calendário do INSS é diferente do calendário do Bolsa Família. Em setembro, o programa de transferência de renda começa no dia 18, enquanto o da previdência inicia no dia 25. As datas de fim do pagamento também são diferentes.
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…