Golpistas estão se passando por servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para obter dados pessoais dos segurados, usando como isca o procedimento da Prova de Vida.
Saiba que as abordagens podem ocorrer por carta, e-mail, telefonema ou mensagem de celular (WhatsApp ou SMS).
Desse modo, não envie os seus dados pessoais, fotos, documentos e não clique em links enviados por mensagem.
Nos contatos, os golpistas solicitam dados pessoais e fotos de documentos para que não ocorra um suposto “bloqueio nos pagamentos”.
Em alguns casos, chegam a enviar links para que o segurado realize a biometria facial.
A pessoa que fala é muito segura e pode até passar algum dado pessoal do segurado com a intenção de dissimular a farsa.
No entanto, trata-se de um golpe! Por isso, o INSS alerta a todos para que, caso recebam esse tipo de ligação, desliguem o telefone e não forneçam nenhuma informação.
Se a abordagem for por mensagem de texto, bloqueie o número de telefone.
Isso porque o Instituto não faz contato por telefone para procedimento de prova de vida nem manda links por mensagem para a realização de biometria facial.
Para evitar cair nesse tipo de golpe, é importante ficar atento às dicas:
Tentativas de golpes devem ser denunciadas à Ouvidoria pela internet ou pelo telefone 135.
Caso tenha sofrido um golpe, registre um Boletim de Ocorrência e comunique aos órgãos envolvidos (por exemplo, o próprio INSS e o banco em que recebe o benefício, se for o caso).
Nos contatos feitos pelo INSS, o segurado pode receber um e-mail automático do ‘Meu INSS’ sobre o andamento do seu pedido ou cartas registradas via Correios. Por isso, é importante manter o seu cadastro junto ao INSS sempre atualizado com os dados para contato.
Como mencionado, a atualização pode ser feita pelo ‘Meu INSS’ e por meio da Central 135.
Por sua vez, quando é o segurado quem entra em contato com o INSS, o Instituto poderá solicitar informações como CPF e nome da mãe para confirmação da identidade e para que seja respeitado o sigilo das informações.
Caso o cidadão tenha sido notificado e tenha alguma dúvida, ele poderá ligar no 135, o telefone oficial do INSS para obter mais informações e confirmar a veracidade da comunicação recebida.
Vale lembrar que a obrigatoriedade da prova de vida está suspensa até 31 de dezembro de 2022 e, até lá, nenhum benefício será suspenso.
O INSS está trabalhando na implementação dos sistemas que vão fazer o cruzamento de dados para que a prova de vida seja feita automaticamente.
Contudo, mesmo sem a obrigatoriedade, o segurado que quiser pode fazer sua prova de vida pelos canais tradicionais (banco ou pelo ‘Meu INSS’).
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