Mais uma vez, o furacão Lee se fortaleceu voltando a ser um furacão de categoria 3. Agora, os ventos máximos sustentados de 190 km/h, apontaram imagens de satélite e dados de um avião caçador de furacões no último domingo, dia 10.
Assim, a tempestade poderosa vem oscilando em sua intensidade durante sua passagem no Atlântico e já estava previsto que passaria para categoria 4, que é muito perigosa, no final deste domingo, ou nesta manhã de segunda-feira (11), conforme aponta o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos.
“Perigosas ondas e correntes de retorno começaram a atingir partes da costa Leste do sudeste (dos Estados Unidos) e se prevê que piorem e se espalhem para o Norte ao longo de grande parte da costa Leste dos EUA durante os próximos dias”, pontuou o Centro Nacional de Furacões em um comunicado.
Em resumo, há a previsão de que o furacão tenha uma desaceleração considerável conforme se desloca para Porto Rico, bem como para as Ilhas Virgens Britânicas e para o Norte das Ilhas Leeward.
Pode-se dizer que é cedo para determinar o seu percurso a longo prazo para o final desta semana e quão significativos poderão ser os impactos para os estados do Nordeste dos EUA, assim como Bermudas e Canadá.
Durante a última semana, o furacão fará uma curva para o Norte e irá se mover entre as Bermudas e a costa Leste dos EUA no final desta semana, eventualmente.
Nesse sentido, a costa Leste está se preparando para o mesmo tipo de grandes ondas e correntes de retorno que o Caribe enfrenta agora.
“As ondas geradas pelo furacão Lee estão afetando partes das Pequenas Antilhas”, destacou o Centro Nacional de Furacões nesta sexta-feira (8).
Além disso, as Ilhas Virgens Britânicas, Porto Rico, Ilha de São Domingos, Ilhas Turks e Caicos, Bahamas e Bermudas enfrentam ondas neste fim de semana, podendo assim, trazer condições de surf com risco de morte.
As ondas quebrando de 1,8 metro a 3 metros foram previstas para este domingo, conforme o escritório do Serviço Meteorológico Nacional em San Juan, Porto Rico. Aliás, ondas maiores eram esperadas esta semana nas praias voltadas para Leste e Norte.
“A erosão das praias e as inundações costeiras são possíveis”, publicação do escritório nas redes sociais.
Proteger-se de um furacão requer planejamento e preparação com antecedência. Aqui estão algumas etapas importantes que você pode seguir para se proteger durante um furacão:
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…