Alemanha pode tornar a vacina obrigatória por medo de uma nova onda da Covid-19

0

O Governo da Alemanha debate a possibilidade de tornar a vacinação contra a Covid-19 obrigatória em um futuro próximo. A medida surgiu em meio ao medo de o país enfrentar uma nova onda da pandemia, mais precisamente a quinta, que atinge toda a Europa. 

 

Alemanha pode tornar a vacina obrigatória por medo de uma nova onda da Covid-19
Alemanha pode tornar a vacina obrigatória por medo de uma nova onda da Covid-19. (Imagem: Hora Campinas)

Outro fator que tem contribuído para a tomada dessa decisão é o aumento nos registros de Covid-19 junto à baixa taxa de imunização. Na verdade, os casos de infecção podem ser três vezes maiores do que os registros oficiais. Para se ter uma noção da amplitude e gravidade do problema, no final da última semana, a Alemanha registrou 65.371 novas infecções. 

A incidência de novos casos a cada cem mil habitantes no período de sete dias foi elevada para 336,9, batendo um novo recorde. Um fator que também influencia no número de casos de Covid-19, é o fato de que apenas 67,7% da população da Alemanha está com o esquema vacinal completo. Determinadas regiões possuem taxas de vacinação integrais, chegando a 57,6%. 

Porém, o número está estagnado há algumas semanas. Especialistas acreditam que seja uma medida de controle mais eficaz à pandemia, mas que o ideal seria chegar ao patamar de 75% de imunização. O novo alerta sobre a gravidade da pandemia da Covid-19 na Alemanha foi emitido após a chanceler federal interina, Angela Merkel, ter afirmado que a situação no país é dramática. A Alemanha está sob o decreto de estado de emergência em decorrência da pandemia. 

Desta forma, o Governo Federal conseguiu um controle mais rígido sobre temas vinculados à saúde pública, mas que devem expirar na próxima quinta-feira, 25 de novembro. Merkel disse junto a outros membros do partido conservador que os governos estaduais e o federal deveriam implementar a vacinação obrigatória em breve, considerando que os demais esforços para aumentar a taxa de vacinação não têm obtido êxito. 

Para o líder da ala jovem do partido União Democrata-Cristã (CDU), Tilman Kuban, a Alemanha chegou a um ponto em que, “devemos dizer claramente que precisamos de uma vacinação obrigatória e um lockdown para os não vacinados”, ponderou. 

A taxa de incidência dos casos de Covid-19 na Alemanha atingiu o maior patamar em sete dias, desde que a pandemia começou pelo 14º dia consecutivo no último domingo, 21. Ao todo 372,7 foram atingidos em todo o país, lembrando que em determinadas regiões, os hospitais já comunicaram que as Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) estão superlotadas. 

No total, 5,35 milhões de infecções por Covid-19 foram notificadas na Alemanha desde o início da pandemia da Covid-19, em meados de fevereiro de 2020. Se tratando de morte, o novo coronavírus já fez 99.062 vítimas no país. 

5/5 - (1 vote)

Está "bombando" na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.