Segundo dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o agronegócio brasileiro ofereceu 150 mil vagas de trabalho no ano de 2021.
De acordo com o estudo, o agronegócio é um dos setores que mais crescem no país, representando quase 30% da participação no Produto Interno Bruto (PIB).
A análise do Caged mostrou que a região Sudeste do país se destaca com quase 80 mil empregos gerados no último ano. A região Norte foi a que menos empregou, com cerca de 8 mil novos trabalhadores no setor.
Em estudo, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontou que o setor ainda conta com cerca de 9 milhões de pessoas empregadas com carteira assinada.
Confira alguns números do agronegócio no país:
De acordo com a Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o agronegócio brasileiro nos últimos 20 anos manteve um crescimento médio anual de 1,6%.
Para 2022, a expectativa da CNA é que o padrão médio dos últimos anos seja aumentado, com previsão de crescimento de 5%, fazendo com que o setor impulsione todo o PIB do país.
Apesar da alta expectativa de produção, fatores climáticos também influenciam o desempenho econômico do setor.
A espera é que na safra de verão, a primeira do ano, o setor tenha recorde de produção. Já a segunda colheita está com indefinição, em cenário neutro.
O crescimento exponencial do agronegócio nos últimos anos está diretamente ligado aos avanços tecnológicos. Com maior capacidade maquinária, maior será a produção. Desse modo, a cada ano que passa os produtores procuram buscar mão de obra mais qualificada, por exemplo, para operar as grandes máquinas.
Veja também: ‘Prévia’ do PIB indica expansão de 4,5% da economia brasileira em 2021 (brasil123.com.br)
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…