Agências do INSS reabrem em São Paulo nesta quinta-feira (17)

Uma liminar do Sindicato dos Trabalhadores da Previdência foi derrubada pela Justiça. Assim, as agências do INSS poderão reabrir em São Paulo

0

As agências do INSS vão poder reabrir em São Paulo nesta quinta-feira (17). Pelo menos é o que diz o próprio INSS. Acontece que a Justiça derrubou uma liminar do Sindicato dos Trabalhadores da Previdência Social.

Essa liminar impedia a reabertura dessas agências em todo o estado. Dessa forma, enquanto o resto do país reabria as suas agências, o estado de São Paulo não reabriu. Seja como for, o INSS garantiu que isso muda agora.

Mas a reabertura não vai acontecer sem polêmica. É que o sindicato dos servidores segue afirmando que a situação continua ruim. Ou seja, eles seguem se opondo a este processo de reabertura nas agências do estado.

Só que a Justiça afirmou que não existiriam indícios para afirmar que o INSS não estaria cumprindo as normas de segurança de proteção ao novo coronavírus. Além disso, a Justiça afirmou que o serviço do INSS é essencial para milhares de pessoas neste momento.

O INSS afirmou que essa volta não é um pedido. De acordo com os diretores do instituto, o trabalhador que não voltar ao trabalho terá o seu ponto cortado. “Vocês precisam voltar ao trabalho, gostem ou não”, disse um inspetor do INSS em entrevista para uma emissora de TV.

Agências em São Paulo

Os peritos, por outro lado, afirmam que a situação é complexa. Eles reclamam da falta de segurança e afirmam que os equipamentos de segurança são de origem duvidosa. O sindicato disse que as agências podem se tornar focos de contaminação.

Seja como for, o fato é que 122 agências do INSS deverão reabrir em todo o estado de São Paulo. Essa reabertura acontece depois de mais de seis meses de paralisação dos serviços presenciais. Mas vale lembrar que, neste momento, os serviços estão disponíveis apenas por agendamento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.