Desde o início deste mês, a partir do dia 1º de setembro, você perceberá na agência do INSS uma supervisão do atendimento presencial.
Isso porque existe uma Portaria que prevê a implementação do serviço “Supervisão das APS – Retorno Gradual e Seguro”, que foi pulicada em 13 de agosto, e passou a vigorar a partir desta quarta-feira (1º).
O primeiro ciclo de supervisão deve acontecer entre os dias 1º e 31 de outubro. As ações serão bimestrais, com duração de 30 dias cada.
Assim, enquanto houver a pandemia, os funcionários do INSS vão atuar, durante o horário de atendimento ao cidadão, verificando os fluxos e procedimentos realizados pelos servidores e segurados.
Além disso, os servidores responsáveis pelas supervisões serão submetidos aos mesmos protocolos de segurança estabelecidos para os servidores e segurados em atendimento na Agência da Previdência Social (APS).
Vale lembrar que no início da pandemia, em março do ano passado, todos os serviços do INSS que eram realizados presencialmente foram suspensos.
Tal decisão foi tomada levando em consideração os fatores de risco do público atendido, em geral pessoas idosas ou portadoras de alguma doença.
Desde então, alguns dos serviços presenciais vêm sendo retomados de forma gradual. No entanto, é sempre necessário realizar o agendamento prévio, que pode ser feito pela central telefônica 135.
Já para aqueles que não conseguirem realizar o procedimento via telefone, podem fazê-lo na agência da Previdência Social mais próxima.
Em julho deste ano foram incluídos 12 serviços no rol de atendimento especial presencial, mediante o agendamento prévio;
Serviços que já se encontravam disponíveis para agendamento do atendimento presencial:
No entanto, o próprio INSS incentiva que os cidadãos busquem os canais digitais de atendimento, por meio da plataforma ‘Meu INSS‘ ou por aplicativo de celular.
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