Primeiramente, consulte um médico antes de fazer a ingestão de anticoncepcionais. O anticoncepcional é um método contraceptivo muito comum, e que somente é utilizado por mulheres. Ele consiste na ingestão de hormônios (progesterona e estrogênio) que impedem a ovulação, ou seja, eles impedem a gravidez. Apesar dele ser comum, muitas mulheres ainda têm dúvidas sobre a sua utilização. Mas, afinal, o anticoncepcional faz mal? Para saber, leia essa matéria até o fim!
Cólicas menstruais: o que você pode fazer para reduzi-las
Primeiramente, vamos falar sobre os efeitos colaterais que o anticoncepcional tem. O seu aparecimento, depende da quantidade de hormônios ingerida e da sensibilidade da mulher que o ingere. Grande parte dos anticoncepcionais têm como efeito colateral o aumento de peso, enjoos, dores nos seios, dentre outros.
Entre os sintomas mais comuns está, até mesmo, a diminuição da libido. Por isso, é necessário avaliar a necessidade de ingestão desses hormônios e se compensa sentir todos esses efeitos. Para encontrar o anticoncepcional correto para você, e que apresente menos efeitos, é necessário fazer testes, com acompanhamento médico.
Além dos efeitos colaterais, a utilização dos anticoncepcionais, aumenta as chances de incidência de trombose. E isso acontece, especialmente, em mulheres que já tenham casos na família. Além disso, essas chances são maiores ainda no caso de mulheres obesas, sedentárias, fumantes, ou com condições de saúde pré-existentes, que possam intensificá-las. Por isso, o ideal é nunca começar a tomar anticoncepcional sozinha e, sempre, fazer acompanhamento médico.
Pílula do dia seguinte: o que é e quando você deve tomar
Até agora nós falamos das desvantagens de tomar o anticoncepcional. Contudo, ele tem algumas vantagens que fazem com que, mesmo com os sintomas, compense, para algumas mulheres, fazer o seu uso contínuo. Algumas delas são:
Especialmente para mulheres mais sensíveis, existem outros métodos contraceptivos. Se você quer tomá-lo para não engravidar, apenas, eles cumprem o mesmo efeito do anticoncepcional, de maneira menos agressiva. Como por exemplo, a camisinha masculina ou feminina, o DIU, o diafragma, dentre outros. Dessa forma, um médico poderá te orientar melhor quanto à necessidade de fazer o uso do anticoncepcional e quais os riscos no seu caso.
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…