Categorias: Saúde e Bem-Estar

Adulto pode ser diagnosticado com autismo?

Muitos adultos que não tiveram o diagnóstico na infância e adolescência e descobrem tardiamente o diagnóstico de autismo (TEA) – veja mais sobre o autismo aqui. Muitos deles passaram a vida inteira se questionando por serem tão diferentes e me cobrando para ter os mesmos resultados das outras pessoas.

A maioria eram apenas considerados pessoas tímidas, excêntricas, esquisitas ou mesmo com outros diagnósticos psiquiátricos, como Fobia Social, Transtornos de Personalidade ou Esquizofrenia. Muitas delas sofreram bullying na infância/adolescência ou tiveram algumas dificuldades de adaptação nessas fases. Assim, passaram por profissionais que não levantaram a hipótese de um TEA.

A verdade é que poucos profissionais no Brasil têm experiência com diagnóstico de autismo em adultos com autismo/TEA. E, obviamente, não se diagnostica algo que não se conhece. O adulto com TEA sempre foi relegado a um segundo plano.

Entretanto, as crianças crescem. E ter um diagnóstico adequado é importante para que possam procurar orientações e mesmo tratamento adequado. Por mais que muitos desses adultos se casem, façam faculdade, mestrado, tenham filhos, eles sofrem. Pois não se encaixam em um mundo que nos exige um padrão.

Frequentemente, ter esse diagnóstico, ainda que tardiamente é um alívio muito grande. Abre possibilidades, explica o que não era explicável, mostra que o que antes era dito “estranho, esquisito” é uma condição reconhecida pela medicina e demais áreas e que há possibilidades de obter ajuda, engajar-se em um tratamento, ou simplesmente entender o porquê era tão diferente. Só o fato de entender essa diferença quebra barreiras, alivia a dor, a angústia e o sofrimento.

Dificuldades

Os sintomas do autismo leve em adultos geralmente ficam mais evidentes nas áreas da interação e comunicação social do que no desenvolvimento cognitivo propriamente dito, já que eles não possuem nenhum tipo de prejuízo intelectual ou deficiência mental. Pode ser muito difícil identificar os sintomas de autismo em adultos, mas alguns sinais podem ajudar a reconhecer o transtorno. Exemplos, dificuldades para compreender regras sociais subliminares, como ironias, piadas, expressões faciais não óbvias.

Na dúvida, procure um bom profissional com experiência na área. O diagnóstico de autismo ainda que tardio pode oferecer muitas possibilidades!

Wanessa Viegas

Recent Posts

Você usa bicarbonato de sódio errado? Veja o erro que pode custar caro!

Você já ouviu dizer que o bicarbonato de sódio é um santo remédio para plantas?…

3 horas ago

Confira o calendário do programa Mães de Pernambuco 2025

O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…

1 dia ago

Pé-de-Meia Licenciaturas: o que você precisa saber sobre as regras de manutenção

O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…

2 dias ago

Bolsa Família e Auxílio Gás: veja as datas de pagamento do mês de agosto

Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…

3 dias ago

PIS/PASEP: Pagamento final do abono salarial é realizado nesta semana – confira se você tem direito

Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…

1 semana ago

Descontos ilegais: INSS devolve R$ 1 bilhão a beneficiários afetados

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…

1 semana ago