Acupuntura para tratamento de cólicas menstruais funciona?

1

Cerca de 75% das adolescentes e aproximadamente 30% das mulheres na idade adulta apresentam sintomas de cólicas menstruais. Algumas até conseguem se livrar das dores com bolsa térmica, anti-inflamatórios ou anticoncepcionais. Mas existe uma parcela de mulheres que não têm sucesso com os tratamentos usuais. Nesse sentido, estudos mostram que a acupuntura é uma excelente aliada no alívio das cólicas.

Além disso, ela ainda reduz os sintomas secundários, incluindo dores nas costas, dores de cabeça, diarreia e náuseas. O tratamento é feito inicialmente durante três ciclos menstruais, para que se possa fazer uma avaliação geral, e as dores podem desaparecer logo no primeiro ciclo ou gradativamente nos ciclos seguintes.

Benefícios da acupuntura no tratamento de cólicas menstruais

Muitas mulheres sofrem com cólicas menstruais, mas a acupuntura além de ajudar a aliviar esses sintomas, traz outros benefícios ao organismo da mulher nesse período:

  • A liberação da endorfina ocorre por conta dos estímulos feitos nos músculos e nos nervos, ajudando a reduzir a dor.
  • Este estímulo também ajuda a aumentar os níveis de óxido nítrico, por isso alivia as contrações uterinas.
  • Por fim, a liberação de endorfina  ajuda a combater o estresse, que por conta dos hormônios liberados durante esse período, muitas mulheres se sentem mais estressadas, irritadas etc.

Portanto, vale dizer que a Acupuntura é altamente eficaz pra quem sofre com cólicas. Aplicada em alguns pontos, é capaz de liberar vários químicos naturais do corpo, criando harmonia no organismo, inibindo elementos emocionais negativos e não possui efeitos colaterais.

Fica a dica

Porém, faz muito mais sentido buscar a causa, o motivo da cólica menstrual do que encher seu organismo de hormônio de forma desnecessária, trazendo riscos, sem benefícios reais, somente acabando com sintomas e não com o motivo da dor.

Por fim, veja também: Por que fazer acupuntura?

Gostou do artigo? Então, compartilhe com os seus amigos e familiares!

Leia Também:

1 comentário
  1. […] Veja também: Acupuntura para tratamento de cólicas menstruais funciona? […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.