Abril Laranja: mês da prevenção da crueldade contra os animais

1

Estamos no mês da campanha mundial contra os maus-tratos animais, o Abril Laranja. A Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade contra os Animais (ASPCA) foi quem criou essa iniciativa pois, infelizmente, os maus tratos ainda são uma forte realidade no mundo todo.

Na maioria das vezes, essas agressões e abandonos acontecem porque muitas pessoas acham que o animal é apenas um objeto, que pode se descartar e tratar de qualquer forma.

No Brasil, já temos parâmetros legais para punir quem pratica agressões físicas, abandono ou tráfico de animais silvestres, através da Lei 9605/98, no art. 32, que afirma: “praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos é crime”. A pena para quem comete atos de violência deste tipo pode chegar a três anos de cadeia.

Portanto, vamos agir. Se você ver qualquer animal sendo maltratado, independente se tenha “dono” ou não, filme e denuncie o agressor.

Denúncias: Abril Laranja

Denuncie se você observar que o animal está abandonado, envenenado, preso constantemente em correntes ou cordas muito curtas, esteja em lugar anti-higiênico, tenha sido mutilado, preso em espaço incompatível ao porte dele ou em local sem iluminação e ventilação. Também se for utilizado em shows que possam lhes causar lesão, pânico ou estresse, se sofreu agressão física, exposição a esforço excessivo e a rinhas.

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) também é uma opção, especialmente quando as condições de maus-tratos afetam animais selvagens, silvestres e espécies exóticas. As denúncias podem ser feitas gratuitamente, pelo telefone 0800 61 8080 ou pelo e-mail [email protected]

Solidariedade, sempre; crueldade, jamais.

PS.: “mutilar” inclui cortar rabinho e orelhinha pra agradar os seus padrões de estética.

Por fim, veja também: Comemoração do Dia Mundial dos Animais. 

Leia Também:

1 comentário
  1. […] disso, vale lembrar que, neste mês de abril, celebramos o Abril Laranja, o mês da prevenção da crueldade e maus tratos contra os […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.