O abono salarial do PIS/PASEP é um benefício garantido aos trabalhadores brasileiros que atendem a determinados critérios. Trata-se de um recurso financeiro que faz toda a diferença no orçamento de milhares de famílias.
Dessa forma, é importante que você saiba quais são os critérios para liberar esse benefício. E, para isso, reunimos algumas das principais informações para te passar.
Acompanhe a leitura até o final e confira!
O abono salarial do PIS/PASEP é um benefício trabalhista que o Governo Federal oferece aos trabalhadores que exercem suas funções com carteira assinada. No entanto, nem todos têm direito a esse benefício, visto que possui critérios específicos.
Dessa forma, o abono salarial do PIS/PASEP destina-se apenas aos trabalhadores que atendem aos seguintes requisitos pré-estabelecidos:
Além disso, o Governo paga o benefício apenas para os trabalhadores que ganham até 2 salários mínimos.
Conforme todos sabem, o valor do abono salarial do PIS/PASEP é proporcional ao tempo de trabalho no ano-calendário.
Ademais, para calcular o valor do benefício, é importante saber que o valor máximo é de um salário mínimo vigente.
Desse modo, caso o trabalhador tenha trabalhado durante todo o ano, receberá o valor máximo do abono salarial. Entretanto, se tiver trabalhado apenas um mês, receberá 1/12 do valor máximo.
O trabalhador pode fazer o saque do abono salarial do PIS/PASEP de diferentes formas, de acordo com a categoria do trabalho que exerce.
Sendo assim, se for empregado de empresa privada, deve procurar uma agência da Caixa Econômica Federal para sacar o benefício. Ademais, os servidores públicos devem se dirigir diretamente ao Banco do Brasil.
O Governo determina e divulga o prazo para sacar o abono salarial do PIS/PASEP anualmente, por meio do calendário de pagamentos.
Portanto, é importante ficar atento ao prazo para não perder a oportunidade de receber o benefício.
Por fim, o Governo está realizando o pagamento do abono salarial do PIS/PASEP com um ano de atraso desde 2020. Sendo assim, em 2023, os trabalhadores referem o benefício referente ao ano-calendário de 2021.
Ademais, neste mês a última parcela do abono será liberada para os trabalhadores nascidos nos meses de novembro e dezembro, que trabalharam com registro na carteira em 2021.
Agora que você já sabe quais são os critérios para liberar o abono salarial do PIS/PASEP, deixe nos comentários a sua opinião sobre esse assunto!
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…