A prova de vida do INSS não foi suspensa em 2020; entenda melhor sobre o assunto

Os beneficiários que não realizam o procedimento ano passado, não tiveram os pagamentos prejudicados

0

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) realiza anualmente procedimentos para evitar que o pagamento dos benefícios aos seus segurados não sejam irregulares, além de evitar que fraudes aconteçam. Assim sendo, a prova de vida do INSS deve ser feita pelos assegurados para que não tenham prejuízos em seus benefícios.

Com a pandemia do novo Coronavírus, presente no país desde o primeiro semestre do ano passado, diversos procedimentos foram suspensos, tendo em vista a necessidade do beneficiário se deslocar até a agência bancária. No entanto, ao contrário do que se pensa, a prova de vida não foi suspensa em 2020; entenda melhor na sequência.

A prova de vida do INSS não foi suspensa em 2020; entenda melhor sobre o assunto
A prova de vida do INSS não foi suspensa em 2020; entenda melhor sobre o assunto – Imagem: Divulgação: INSS

Prova de vida do INSS aconteceu em 2020

A obrigatoriedade na realização da prova de vida do INSS foi suspensa em 2020, mas desde maio retornou. Contudo, ao contrário da interpretação da população, a prova de vida não foi suspensa, pois milhões de segurados fizeram a prova de vida no ano de 2020 e neste ano de 2021.

Desse modo, o que o INSS fez foi realizar os pagamentos desde março de 2020 sem ocasionar o bloqueio do pagamento, suspensão ou cessação do benefício por falta da prova de vida, o que provocaria o deslocamento do beneficiário a uma agência bancária para regularização; ou seja, mesmo que o beneficiário não fizesse a prova de vida, não ficaria sem receber o pagamento mensal.

Portanto, o que retorna agora em 2021 é essa rotina de bloqueio, suspensão e cessação caso o beneficiário não faça a sua prova de vida. O governo e o INSS ressaltam que é importante que os segurados que não fizeram a prova de vida, realizada uma vez por ano, realizem o procedimento.

O INSS lembra, ainda, que beneficiários convidados a fazer a prova de vida pelo projeto piloto da biometria facial, e que ainda não realizaram o procedimento, devem fazê-lo pelo Meu Gov.br ou Meu INSS ou ainda normalmente em uma agência do banco que recebe o seu benefício.

Calendário do procedimento

O INSS lançou o calendário da prova de vida 2021; confira:

Mês em que a prova de vida venceu Novo prazo para a prova de vida
março e abril de 2020 junho de 2021
maio e junho de 2020 julho de 2021
julho e agosto de 2020 agosto de 2021
setembro e outubro de 2020 setembro de 2021
novembro e dezembro de 2020 outubro de 2021
janeiro e fevereiro de 2021 novembro de 2021
março e abril de 2021 dezembro de 2021

 

Veja ainda: STF suspende julgamento da revisão da vida toda do INSS

Acompanhe as notícias do Brasil123, clique aqui.

Veja Também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.