As novas tecnologias representam uma característica intrínseca à era da informação e configuram-se em um novo cenário na vida das pessoas e, principalmente, das organizações.
Cada vez mais as organizações estão sendo impulsionadas a planejarem seus negócios e atividades, apoiando-se em análises mais complexas sobre os ambientes internos e externos, realizando diagnósticos e ações estratégicas com o intuito de potencializar os seus atributos, suas missões e resultados.
Novos desafios
Esse contexto, portanto, impulsionou novas maneiras das organizações gerenciarem suas atividades, uma vez que a complexidade social, cultural e econômica influencia a política organizacional, seus públicos e suas estratégias.
Globalização
Na esfera do mundo globalizado, as tecnologias inovadoras de comunicação, das quais a internet é apenas uma, oferecem velocidade, direcionamento e repetição de mensagens quase sem custos. A globalização inclui não apenas a redução de barreiras comerciais, mas também um lembrete das poderosas transformações sociais, econômicas, políticas e culturais que estão em curso nas economias de mercado em todo o mundo.
Novo normal
A ampla reestruturação dentro das organizações, em resposta à onda recente de fusões e aquisições aumentou a dependência das estratégias de comunicações, isto é, a instabilidade e imprevisibilidade do presente contexto têm mostrado que vivemos em um espaço de incertezas, o qual exige a adoção do pensamento estratégico, por todos os setores da organização.
CampoMensagem