A empresa de internet via satélite OneWeb renasce oficialmente

0

O operador de satélite OneWeb saiu formalmente da falência.

A propriedade foi transferida para uma nova empresa com seus principais acionistas agora sendo o governo britânico e o conglomerado indiano Bharti Global.

A nova holding toma posse de todos os ativos da operadora, incluindo os 74 satélites que possui em órbita e toda a infra-estrutura terrestre para apoiá-los.

 

648 naves

 

Isso significa que a empresa sediada em Londres pode agora ceder com a construção de sua megaconstelação de banda larga.

Sunil Bharti Mittal, o fundador e presidente da Bharti Global, disse que foi muito gratificante ver os meses de trabalho árduo colocados na compra chegarem a uma conclusão.

“É um negócio muito bom”. Se alguém tivesse que lançar os dados, este é o melhor”, disse ele à BBC News.

“Eu venho do mundo das telecomunicações. Para mim, esta é agora a próxima fronteira”.

O plano da OneWeb é levar 648 naves espaciais ao alto para fornecer conectividade com a Internet a quase todas as superfícies terrestres e marítimas ao redor do globo.

Os próximos 36 satélites já foram despachados de uma fábrica da Flórida para o Cosmódromo Vostochny da Rússia para lançamento em um foguete Soyuz, atualmente programado para 17 de dezembro.

 

Capítulo 11

 

Entende-se que os componentes existem para mais três lotes, e os novos proprietários têm estado ocupados nas últimas semanas restabelecendo antigas cadeias de fornecimento para aumentar completamente a produção até os níveis de pré-falência.

A OneWeb procurou proteção no Capítulo 11 nos EUA em março, depois que seu então maior acionista, o fundo japonês de tecnologia Softbank, recuou de mais investimentos no projeto.

O processo de licitação para pegar os ativos, incluindo as freqüências de rádio utilizadas pela constelação, foi ganho por um consórcio liderado pelo governo de Londres e Bharti, que estão ambos injetando 500 milhões de dólares no empreendimento renascido.

A venda, que foi aprovada por um tribunal federal dos EUA no mês passado, vê a OneWeb retomar a negociação com suas antigas dívidas liquidadas.

E o anúncio da conclusão da venda na sexta-feira é acompanhado pela nomeação de um novo chefe executivo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.