A decisão de procurar investidores para a empresa.

0

Empreender nos tempos atuais esta cada vez mais difícil. Além do grande número de concorrentes, o empreendedor ainda precisa lidar com toda a complexidade das rotinas empresariais e, particularmente na época que vivemos uma crise econômica sem precedentes.

Diante desse fato, é preciso pensar cautelosamente sobre cada medida a ser adotada para fazer com que o empreendimento se mantenha e cresça de maneira sustentável. Uma das medidas que podem aparecer como possível solução, é ceder parte da empresa para investidores interessado no negócio.

Contudo, é preciso avaliar bem essa decisão, uma vez que, exigirá algumas ações do empreendedor frente aos futuros acionistas. Em função disso, neste artigo, vamos esclarecer melhor essa questão para ajudar o empresário a tomar a melhor decisão frente aos objetivos que busca.

O momento correto para buscar capital

Para determinar o momento correto para buscar capital, o empreendedor precisa não somente conhecer muito bem o mercado em que atua, mas também o seu empreendimento e todas as suas limitações atuais.

É necessária uma avaliação criteriosa sobre essas duas variáveis, a fim de definir se a empresa realmente precisa de capital para poder se manter ou crescer. Se o próprio mercado não oferece algum tipo de oportunidade, não haverá sentido em fazer qualquer tipo de aporte financeiro.

Mas caso o empreendimento esteja passando por uma grande dificuldade financeira, e o empreendedor acredita que se resolver, conseguirá expandir seus negócios, talvez seja o momento de buscar investidores interessados.

O nível de participação sobre o negócio

Com a decisão de buscar o capital, é preciso determinar o nível de participação sobre o negócio que os investidores terão. Geralmente os valores de participação ficam entre 10% a 20% da empresa. Em casos mais raros pode se chegar ate 30%.

A questão depende do valor futuro que o investidor tem sobre o negócio e como o empreendedor será capaz de “vender” suas atividades empresariais para aqueles que estão dispostos a colocar dinheiro no empreendimento.

Valores e a Negociação.

Com o nível de participação devidamente escolhido, é o momento de determinar os valores a serem investidos. Para tanto, a negociação precisará ser muito bem conduzida, uma vez que, o empreendedor terá que responder a esses investidores sobre cada resultado que a empresa conseguir.

Investidores cobrarão resultados em função justamente do capital que foi colocado em risco. Portanto, o empreendedor precisa estar ciente dessa responsabilidade e deverá arcar com qualquer nova rotina a ser colocada em prática para garantir o retorno sobre o investimento feito.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.