A criação do Departamento de Imprensa e Propaganda

Saiba mais sobre o DIP!

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Nesse mesmo dia, no ano de 1939 aconteceu a criação do Departamento de Imprensa e Propaganda do Brasil. Sendo assim, dia 27 de dezembro é a marca dessa criação.

Dessa forma, podemos dizer que a data relembra uma das partes memoráveis do país justamente por conta da evolução.

Em outras palavras, a partir de uma necessidade, surgiu o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP).

O principal objetivo nessa época era divulgar a ideologia do Estado Novo para as pessoas, alcançando a população de forma geral.

Por esse motivo, hoje vamos saber um pouco mais sobre a criação do Departamento de Imprensa e Propaganda!

Como era o DIP?

O Departamento de Imprensa e Propaganda no Brasil funcionava de atuando em diversos setores.

Sendo assim, de acordo com a divulgação feita em rádios, cinema e através também da imprensa e do turismo, circulavam as informações desejadas.

Além disso, o DIP também era responsável por fazer a censura dos conteúdos de acordo com a ideologia da época.

Não sendo o bastante, o DIP também organizava diversos tipos de eventos, como manifestações, festas e outros tipos de atividade.

Dessa forma, muitos estados no Brasil possuíam os “DEIPS’, que serviam para divulgar os ideais do DIP.

A partir desse esquema, o governo conseguia manter a população sob controle e também controlava toda e qualquer informação que pudesse chegar às pessoas.

Resumidamente, na época do Departamento de Imprensa e Propaganda, as pessoas só tinham conhecimento de coisas que o governo permitisse.

Por esse motivo, era uma época de muita ignorância, justamente porque a população não tinha conhecimento da realidade.

Em outras palavras, o DIP se tornou um “superministério”, até porque as atividades estavam acima até mesmo da Polícia Civil.

Embora não seja a melhor época do país, lembrar sobre a criação do DIP também é uma forma de conseguirmos ver que as coisas evoluíram!

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