Os diversos usos da acetona comumente não são conhecidos pela população geral, visto que a sua associação é feita, na maior parte das vezes, ao âmbito estético. Logo, a sua utilização para retirar os esmaltes das unhas é a mais famosa, até mesmo porque é o que é visto no dia a dia, seja em casa ou em salões de beleza. O produto, inclusive, é comercializado principalmente em lojas de cosméticos.
Sendo assim, primeiramente, sabe-se que esse composto contém ação de remoção de qualquer material com as mesmas substâncias que o esmalte ou minimamente parecidas, como tintas de caneta. Ainda, os usos da acetona se estendem para limpar diversos tipos de manchas e colas, dada a presença de uma quantidade significativa de álcool na sua mistura. Veja agora quais são os 5 principais.
De maneira inusitada, esse composto orgânico sintético é muito útil para amenizar os riscos em superfícies de vidro, sejam grandes ou pequenas. Com isso, recomenda-se o uso da acetona, por exemplo, nos vidros de relógio, nos quais os arranhões podem atrapalhar a visualização do horário. Para isso, é preciso apenas mergulhar um algodão seco em um recipiente com a solução e esfregá-lo sobre o objeto.
Às vezes, ocorre de restos de plásticos ficarem grudados em algo da casa, seja em pisos de cerâmica ou em vasilhas de cozinha. Na maior parte das vezes, esses resíduos derivam de plásticos derretidos por uma ou outra razão. Nesse caso, os usos da acetona também vão contemplar esse problema, já que a mesma pode se envolver em uma reação química de diluição.
Nesse cenário, será necessário pingar um pouco do líquido diretamente sobre a superfície e esperar um tempo de ação, o qual pode variar de 15 a 30 minutos. Depois, basta remover o excesso com um pano de microfibra seco.
Aqui, o intuito é melhorar o aspecto mais velho do material de porcelana e evitar o seu processo de oxidação, o qual pode gerar, por exemplo, aquelas manchas amareladas. Portanto, é possível usar o produto diretamente sobre a porcelana para remover essa colocação e deixar qualquer objeto como se fosse novo.
Ainda, sabe aqueles adesivos de preço ou com o código de barras que vem colado, por exemplo, em potes de vidro para cozinha? Um dos usos da acetona é exatamente fazer a sua remoção. Via de regra, mesmo com sabão líquido, água e muita força na mão, essa cola se mantém difícil de sair. No entanto, as substâncias presentes no composto orgânico sintético em questão reagem beneficamente com esses resíduos.
Por fim, é possível se utilizar desse produto para auxiliar a limpeza das solas dos sapatos, deixando-os mais brancos que o habitual. Porém, dessa vez, o uso da acetona não será um substituto, apenas complementar à lavagem. Logo, o que se recomenda é esfregar a sola com o algodão com o líquido e depois lavar normalmente com água e sabão.
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…