O boldo é uma planta medicinal muito utilizada pelas pessoas a fim de tratar alguns problemas que envolvem o fígado e o sistema digestivo. Mas, ele possui diversas outras propriedades que auxiliam no tratamento e prevenção de outras doenças. Veja aqui no Brasil 123, 5 benefícios do boldo para sua saúde.
Das espécies de boldo, existem duas que são muito utilizadas pelas pessoas: o boldo Chile e o boldo africano. O primeiro é conhecido como boldo verdadeiro, e pode ser adquirido em lojas de produtos naturais. Já o segundo também chama-se boldo falso, sendo cultivado e encontrado em diversos jardins pelo país.
O boldo é uma planta medicinal que possui propriedades anti-inflamatórias, diuréticas e antioxidantes. Por isso, auxilia na prevenção e tratamento de alguns problemas de saúde. Então, se você possui gastrite, aterosclerose e até mesmo câncer, pode fazer uso do chá dessa planta para atenuar os sintomas.
Veja abaixo os demais benefícios do boldo para sua saúde:
Como dito anteriormente, o boldo possui propriedades antioxidantes. Então, dentre os antioxidantes presentes nessa planta estão a boldina, a forscolina e a barbatusina, que são responsáveis por estimular o fígado a produzir a bile e, dessa forma, auxiliam no seu funcionamento.
Além disso, as propriedades antioxidantes do boldo ajudam a proteger o fígado acometido por excesso de gordura. Dessa forma, previne contra cefaleia, enjoo e mal estar.
Se você está precisando perder alguns quilos, o boldo pode te ajudar. Essa planta conta com alguns componentes que promovem a diurese e, dessa forma, ajuda a diminuir o líquido corporal em excesso. Por isso, é uma excelente opção para quem deseja emagrecer.
Aquelas pessoas que sofrem com problemas na vesícula também podem fazer uso do boldo para ajudar no tratamento. Como dito anteriormente, essa planta é responsável por estimular a liberação de bile. E a bile possui a função de auxiliar a digestão dos alimentos, por meio da vesícula biliar.
Nesse sentido, o boldo pode ajudar no tratamento de problemas da vesícula biliar, ajudando também a deixar seu funcionamento normal. Contudo, é preciso consultar um profissional antes de iniciar o consumo, pois, de acordo com a gravidade do problema, o boldo pode não ser interessante.
O boldo possui propriedades anti-inflamatórias, diuréticas e antioxidantes – Reprodução AdobeStockO chá de boldo pode ser consumido a fim de proporcionar melhora na digestão dos alimentos e diminuir a flatulência, especialmente quando consumido antes ou depois das refeições. Além disso, como você já viu, ele melhora a ação da bile, sendo assim, ajuda a digerir gorduras e evita a má digestão.
Se você tem sofrido com gastrite, está na hora de incorporar o boldo à sua dieta. Essa planta possui em sua composição uma substância denominada alcaloide. Os alcaloides ajudam a equilibrar a acidez estomacal, sendo, dessa forma, úteis para ajudar a tratar a gastrite. Além disso, como o boldo possui propriedades adstringentes, ele reduz a acidez estomacal e, dessa forma, reduz a azia.
Você já ouviu dizer que o bicarbonato de sódio é um santo remédio para plantas?…
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…