5 atitudes machistas que fazem parte do dia a dia

0

A sociedade em que vivemos é patriarcal, isso é um fato! Porém, a luta por uma sociedade mais igualitária vem crescendo bastante. Durante décadas vários comportamentos de homens e mulheres tidos como “normais” hoje são vistos como atitudes machistas. Confira abaixo alguns deles!

Os defensores do machismo acreditam que homens e mulheres tem papéis distintos na sociedade, que os homens são superiores e, por isso, são contra a igualdade de gênero.

Atitudes machistas

As atitudes podem ser praticadas por homens e mulheres, no trabalho, em casa e na rua. Vamos à lista de atitudes machistas?!

  • Quando o homem fala como você deve se vestir.

Essa é uma das atitudes mais típicas e comuns, inclusive várias mulheres estão tão acostumadas que enxergam isso como sinal de amor. É comum o pensamento de que ele está controlando o modo de vestir pois gosta muito da mulher e não quer perdê-la, mas na verdade ele não quer que outras pessoas a desejem e faz isso para controlar a parceira.

Nenhuma pessoa tem o direito de mandar no corpo alheio. Se a mulher deseja vestir uma blusa decotada a escolha é dela. Se a mulher deseja cortar o cabelo de um jeito ou não depilar as pernas, a escolha é dela também.

  • Quando o homem diz que ajuda nas tarefas domésticas.

Na lista de atitudes machistas, essa é uma clássica. Aquela velha ideia de que é a mulher quem deve cuidar da casa e dos filhos. Quando o homem “ajuda”, ele não faz mais que sua obrigação. Se tanto ele quanto a mulher vivem na casa, ambos tem o dever de limpar, cozinhar e lavar. Assim, a responsabilidade é metade dela e metade dele.

  • Quando o homem buzina, faz “fiu-fiu” ou mexe com alguma mulher na rua

Além de ser uma atitude machista, é uma grande falta de respeito com as mulheres, que se sentem constrangidas e, às vezes, com medo.

  • Acreditar que casar e ter filhos é o sonho de todas as mulheres.

Nem todas as mulheres querem casar e ter filhos. Não precisa ter um motivo, basta respeitar. Simples assim!

  • Quando o homem se sente no direito encostar/ beijar / agarrar as mulheres na balada

Conversar respeitando o espaço da mulher, essa é a atitude correta. Respeitar o não, pois tudo que vem depois dele é assédio.

Confira mais dicas no Facebook do Brasil 123.

Leia Também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.