5 alimentos que diminuem a ansiedade

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Todos sabemos o quanto a alimentação influencia em nossa saúde, mas você sabia que há alimentos que podem diminuir os sintomas da ansiedade? Confira a seguir.

O Brasil é o país que apresenta o maior índice de pessoas que sofrem de ansiedade do mundo. De acordo com a Organização mundial de Saúde (OMS), no ano de 2019, cerca de 18,6 milhões de brasileiros estavam diagnosticados com o transtorno, o que representa 9,3% da população total.

Atualmente, diante do cenário pandêmico que vivemos oriundo da Covid-19, fora registrado um aumento de pessoas ansiosas, totalizando o índice de 80% dos brasileiros.

Reunimos a seguir, cinco alimentos para incluir no seu cardápio a fim de aliviar os sintomas e melhorar a sua qualidade de vida. Veja:

CARNE

A ansiedade e a depressão podem ser provocadas por um déficit de vitamina B12 no organismo, ocasionando uma alteração no sistema neurossensorial. Desta forma, é possível suplementar a alimentação com o consumo das principais fontes da vitamina que são encontradas no reino animal, como por exemplo, nas carnes e ovos.

CEREAIS INTEGRAIS

Os grãos integrais como aveia, arroz e trigo, bem como o inhame e a mandioca, contém carboidratos complexos que são lentamente digeridos pelo corpo, fazendo com que o nível de açúcar no sangue mantenha-se equilibrado. O equilíbrio da glicemia prolonga sensação de calma.

CHOCOLATE

O chocolate reduz a ansiedade devido à presença dos flavonoides, antioxidante que promove a produção do neurotransmissor da serotonina, responsável pela sensação de bem-estar e melhora no humor.  A quantidade recomendada é a de 30 gramas por dia, dê preferência pelo chocolate amargo, o qual possui mais flavonoides e menos calorias.

BANANA

A banana contém o aminoácido triptofano, o qual, no cérebro, converte-se em 5-HTP. Tal substância carrega a serotonina, neurotransmissor encarregado pela sensação de bem-estar e prazer.  É importante consumir, inclusive, aqueles fiapos da fruta, pois é lá que se encontra uma quantidade maior de triptofano.

A banana também é rica em magnésio e potássio, que são nutrientes atuantes no processo de contração e relaxamento dos músculos.

ESPINAFRE

O espinafre tem a função de um antidepressivo natural, isso se deve ao fato de ser rico em ácido fólico, deste modo, atua na diminuição dos sintomas da ansiedade. O ácido fólico também atua na eliminação dos radicais livres, que são formados por resíduos que causam o envelhecimento celular.

E você, já tentou mudar a sua alimentação a fim de controlar a ansiedade? Conte para a gente como foi sua experiência!

 

 

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