Secretaria de Educação do Maranhão terá 4º ano do Ensino Médio

0

Para garantir a qualidade na educação e uma preparação mais justa dos estudantes para o ENEM, a Secretaria de Educação do Maranhão terá 4º ano do Ensino Médio.

O órgão informou hoje a medida de criação desse novo ano letivo como um acesso opcional aos estudantes do estado.

Essa é uma forma de garantir, de acordo com a Secretaria de Educação do Maranhão (Seduc), que os estudantes tenham mais aulas antes de realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Aulas suspensas com o coronavírus

Assim como em outras regiões do país, o Maranhão tem suas aulas suspensas devido a pandemia e a orientação de isolamento social.

Apesar da suspensão das aulas e do adiamento do ENEM, o exame ainda tem previsão de realização para este ano. O MEC, inclusive, realizou uma enquete para definir as novas datas do exame. 

Após a decisão do Ministério da Educação de manter o exame, muitas pessoas criaram uma mobilização solicitando o cancelamento da prova, uma vez que a educação está passando por um novo contexto.

A decisão do Governo do Maranhão: 4º ano do Ensino Médio.

Os estudantes que optarem por cursar o 4º ano do ensino médio terão exatamente os mesmos conteúdos que seriam ofertados nos tempos tradicionais, com aulas presenciais, no último ano do ensino médio.

Além disso, os alunos poderão realizar as refeições na escola, receberão material didático e os mesmos benefícios dos outros anos regulares.

Com a suspensão, muitas escolas estão oferecendo aulas online. Entretanto, devido à falta de acesso à internet e insuficiência de recursos tecnológicos, muitos alunos não conseguem realizar ou acompanhar essas atividades.

A mesma iniciativa pode ser aprovada em outros estados. Em São Paulo, por exemplo, o governo estuda a implantação do do 4º ano do Ensino Médio.

O governador do estado, Flávio Dino (PCdoB), assinou um decreto com previsão de retorno as aulas no dia 01 de julho. Entretanto, essa data de retorno ainda pode ser adiada.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.