4 maneiras de reduzir o inchaço durante o período menstrual

0

O inchaço é um sintoma que aparece nas mulheres antes mesmos dos primeiros dias da menstruação ou TPM (tensão pré menstrual). Além disso, na maioria das vezes, essa adversidade vai embora assim que o período menstrual acaba. Este problema, apesar de natural, incomoda muitas mulheres.

Talvez você não consiga se livrar do inchaço completamente. No entanto, saiba que existem algumas atitudes e hábitos que você pode experimentar para tentar reduzir o inchaço durante o ciclo menstrual. Confira algumas dicas abaixo.

Não ingerir alimentos salgados

Alimentos salgados são ricos em sódio. Este é o principal vilão quando o assunto é retenção de líquidos – o que acarreta naquele famoso efeito de inchaço durante a TPM. Então, durante a aproximação do seu ciclo, siga uma dieta pobre em sódio e consuma mais frutas, vegetais, grãos integrais e proteínas magras.

Evite ingestão de café e álcool

Especialistas acreditam que tanto o álcool quanto a cafeína contribuem para o inchaço, além de outros sintomas, durante a tensão pré menstrual. Se você tiver dificuldades para pular a xícara de café da manhã, tente substituí-la, neste período, por uma bebida com menos cafeína, como o chá mate ou um café descafeinado.

Faça exercícios diariamente

Realizar exercícios periodicamente é fundamental para manter a saúde mental e corporal. Por isso, a realização de atividades físicas antes e durante os períodos menstruais é fundamental para reduzir os sintomas da TPM, como cólicas e inchaço. Então, algumas horas semanais de atividade física moderada já proporcionam esses benefícios ao seu organismo.

Beba bastante água

Beber água auxilia na diurese, ou seja, na eliminação de líquidos. E esta ação é fundamental para diminuir a retenção de fluidos no organismo que causam o famoso inchaço, principalmente na região do abdome no período menstrual. Então, tente deixar sempre próximo de você uma garrafa de água. O ideal é consumir cerca de 8 copos de água por dia (250 ml), o que equivale a 2 L.

Veja mais notícias sobre Saúde e Bem Estar

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.