4 benefícios do manjericão, confira

0

O manjericão, também conhecido como basílico, é uma planta originária da África e da Ásia, mas que pode ser facilmente cultivada em qualquer lugar do Brasil. Comumente é usado na culinária, como tempero, mas também é utilizado no setor de cosméticos e medicamentos. Confira a seguir alguns benefícios do manjericão.

No que diz respeito as propriedades terapêuticas, ele pode ser usado em casos de aftas, rouquidão, falta de apetite, gases, náuseas, tosse, dentre outras.

Benefícios do manjericão

  • Rico em óleos essenciais

Um dos benefícios do manjericão é ser rico em óleos essenciais, que possuem ação antiviral e antifúngica, bem como agindo como anti-inflamatório e analgésico.

  • Rico em vitaminas A, C, K e potássio

A vitamina A, por exemplo, faz bem à pele e ao sistema imunológico. Já, a vitamina C protege contra os efeitos dos radicais livre, melhora a imunidade, ajuda na prevenção de doenças oculares etc A vitamina K ajuda no processo de coagulação do sangue e é boa para o coração. Por fim, o potássio ajuda no funcionamento do sistema nervoso, bem como no fortalecimento dos ossos.

  • Ação antibacteriana

Por último, na lista de benefícios do manjericão, temos que estudos apontam que o manjericão possui propriedades que impedem o desenvolvimento de bactérias, como a listeria monocytogenes (capaz de provocar meningite), staphylococcus aureus (pode causar infecções cutâneas e ósseas, pneumonia), escherichia coli (pode causar diarreia) e yersinia enterocoliticae (capaz de causar infecções intestinais).

  • Ajuda na prevenção do envelhecimento

Possui propriedades antioxidantes, que ajudam na prevenção do envelhecimento da pele. Segundo um estudo, esse benefício do manjericão pode ser obtido tanto por meio da ingestão, quanto aplicação de cremes que possuem seu extrato.

É uma planta de fácil cultivo, sendo possível comprar o vaso de manjericão no mercado. Alguns cuidados são necessários, como molhar com frequência e deixar que tome sol diariamente por algumas horas.

Leia também:
Pesto vegano de manjericão: receita perfeita de recheio; confira
Remédio natural para dor no estômago: 3 opções saudáveis

Acompanhe diariamente a página do Brasil 123 no Facebook e o site para ler todas as dicas de saúde e bem-estar, bem como direito dos trabalhadores, vagas de emprego, política e economia.

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.