3 licenças trabalhistas que você tem direito e pode não saber

Conheça algumas licenças trabalhistas que você tem direito

0

Todos os trabalhadores com carteira assinada estão sujeitos às regras da CLT, que significa Consolidação das Leis do Trabalho. Na CLT estão todos os direitos e deveres de um trabalhador e é lá também que também estão as licenças trabalhistas que um trabalhador tem direito! Então, confira tudo aqui no Brasil 123.

As licenças trabalhistas contemplam um monte de situações nas quais um trabalhador precisa se ausentar do trabalho e continuar recebendo seu salário.

É importante um trabalhador saber quais são as licenças a que ele tem direito e também saber a diferença entre licença remunerada e não remunerada.

Tipos de licenças

Confira agora uma lista que separamos para você sobre todas essas licenças que você tem direito.

Licença não remunerada

Preste atenção: a licença não remunerada é a possibilidade de um trabalhador, de comum acordo com o empregador, negociar um período de afastamento para tratar de um assunto pessoal, como fazer um curso, por exemplo, e depois retornar ao seu posto de trabalho!

Licença seguro acidente ou doença

Quando uma pessoa sofre um acidente ou tem uma doença, depois de um curto período, essa licença é paga pelo INSS! Ademais, assim, o trabalhador continuará no seu emprego, mas não receberá o salário e sim o benefício do INSS.

Licenças remuneradas

Estas são as que estão previstas na CLT, com duração bem definida e o trabalhador continua recebendo o seu salário pela empresa e o empregador não pode descontar esses dias de afastamento do seu salário. Vamos te contar agora sobre 3 tipos de licença a que um trabalhador tem direito!

Antes vamos te dar uma dica: pesquise sobre outros tipos de licença para ter seus direitos trabalhistas assegurados.

Licença-Paternidade

Até bem pouco tempo atrás, apenas as mulheres tinham o direito de tirar licença depois que um filho nascesse.

Todavia, agora os homens também têm o direito à licença depois que seu filho nasce. É a chamada licença-paternidade. A licença-paternidade é de 5 dias corridos a partir da data de nascimento de um filho! Entretanto, se a empresa tiver aderido ao Programa Empresa Cidadã, esta licença pode durar até 20 dias!

Licença para adoção

Em casos de adoção de uma criança ou um adolescente ou ainda, a obtenção de guarda judicial, também dá direito à licença nos mesmos moldes previstos para a licença-maternidade ou paternidade, como prevê o artigo 392 da CLT.

Licença nojo ou de óbito

Todo trabalhador que passa pela situação de perda de um membro da família como pais e filhos pode tirar a licença nojo de dois dias consecutivos. Esse prazo é contabilizado no dia seguinte ao anúncio do falecimento.

Licenças trabalhistas que você tem direito - Reprodução AdobeStock
Licenças trabalhistas que você tem direito – Reprodução AdobeStock

Estude e conheça seus direitos

Trouxemos 3 tipos de licença previstas na Consolidação das Leis Trabalhistas, mas existem outras como, por exemplo, a licença-maternidade e a licença para serviço militar!

É muito importante que cada trabalhador saiba dos seus direitos quando o assunto é tirar licença, na verdade, quando o assunto é qualquer direito trabalhista, então recomendamos fortemente que você procure saber de todos os direitos e deveres para não ter surpresas no mundo do trabalho! Assim, fica a dica!

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.