Aderir a um estilo de vida mais natural e saudável é uma tendência cada vez mais difundida na atualidade. Isso implica alimentação equilibrada, prática de atividades físicas e diminuição no consumo de itens vindos da indústria. Dentro desses quesitos, uma alternativa que vem chamando atenção é o uso de plantas para a cura e tratamento de doenças. As chamadas ervas medicinais podem, então, auxiliar na melhora da qualidade de vida e maior conexão com a flora. Confira, então, aqui no Brasil 123, três ervas medicinais para se ter em casa.
Antes de saber exemplos de ervas medicinais para se ter em casa, vamos te explicar, então, o que são essas ervas e seus benefícios.
Ervas medicinais são plantas (folhas, sementes, cascas, frutos e flores) com propriedades medicinais. Dessa forma, elas podem servir muito bem para auxiliar na saúde.
A prática de utilizar elementos naturais para o tratamento de doenças é antiga. Não é à toa que sempre há uma receita de chá medicinal anotado no caderno da família, não é mesmo?
No Brasil, a enorme diversidade da flora e nossa ascendência indígena contribuem, então, diretamente nessa cultura, que vem ganhando novos adeptos.
Outro fator interessante é o fato das ervas serem de fácil cultivo. Elas podem ser plantadas até mesmo em apartamentos em jardins verticais. Além disso, elas são facilmente encontradas em feiras ou em lojas especializadas em vendas de artigos naturais.
Cultive ervas medicinais em casa- Reprodução FreepikAgora que você já sabe o que é o uso medicinal das plantas, vamos listar 3 ervas medicinais para se ter em casa. Elas são, então, muito úteis para auxiliar em probleminhas que acontecem no cotidiano como dor de cabeça, gases ou até mesmo como relaxantes após um dia de muito trabalho. Confira:
Muito comum nos temperinhos, o alho é um ótimo remédio natural. Além disso, tem uma flor muito bonita. Ele estimula o ganho de massa magra, fortalece o sistema imunológico, combate resfriados, tem ação desintoxicante, ajuda a controlar a glicose no sangue, entre outros.
Uma das plantas medicinais mais antigas. Ela alivia dores de estômago, ajuda a dormir melhor, relaxa os músculos, ajuda nas cólicas menstruais. Além disso, combate resfriados e gripes e estimula o sistema imunológico, entre outros.
Esta planta pode solucionar problemas de má digestão, gases, dor de barriga ou artrite. Entre suas principais propriedades estão ação expectorante. Além disso, é um ótimo tônico, cicatrizante, calmante e diurético.
Mesmo sendo muito indicadas, as ervas não excluem a avaliação e o acompanhamento de um médico. Procure, então, um especialista para tratamento mais eficaz de doenças. As grávidas, por exemplo, devem ter a atenção redobrada.
As ervas auxiliam a melhorar problemas leves, mas não devem ser utilizadas em excesso. Além disso, esse tipo de paliativo nunca substitui um medicamento receitado pelo médico. Verifique então a possibilidade de combinar o tratamento com ervas medicinais e medicamentos prescritos.
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…