3 dicas práticas para aumentar a sua autoconfiança

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Quem não admira as pessoas que são confiantes e que, ao mesmo tempo, transmitem segurança em tudo que fazem, não é mesmo? O que mais chama atenção é a capacidade das pessoas autoconfiantes estarem a vontade consigo mesmas (seja na vida pessoal e/ou profissional). Caso não se sinta dessa forma, fique tranquilo, pois essas habilidades podem ser adquiridas por meio da prática. Por isso, confira, neste artigo, três dicas práticas para aumentar a sua autoconfiança.

Quando estamos confiantes, conseguimos resultados melhores em relação a algo que precisamos realizar. Imagem: Freepik/reprodução

3 dicas práticas para aumentar a sua autoconfiança

Não se compare com os outros

Só conseguimos avaliar o nosso desempenho sempre em relação a outras pessoas, e isso é fato. Contudo, essa prática pode não ser benéfica. De acordo com um estudo publicado na revista Personality and Individual Differences, pessoas que se comparavam a outras se sentiam piores sobre si e experimentavam o sentimento de inveja. Desta forma, se quiser aumentar a sua autoconfiança evite a comparação, sobretudo quando essa ação estiver ancorada no sentimento de competição.

Seja bom consigo: o poder da autocompaixão

Você já ouviu falar em autocompaixão? Essa prática significa que você deve tratar-se com bondade e compaixão, principalmente quando erra ou comete falhas. Caso seja difícil entender essa prática, tente confortar a si mesmo como se fosse alguém externo: um amigo, parceiro afetivo ou um familiar. Não se julgue ou se culpe, pois erros fazem parte de qualquer jornada de aprendizado.

Adote hábitos que construam a sua autoconfiança

Como dito anteriormente, a sua autoconfiança pode ser construída e, até mesmo, fortalecida, ao longo do tempo. Se deseja isso, cuide da sua saúde física e mental, tanto por meio da alimentação adequada e exercícios físicos regulares, quanto ao garantir que você durma de forma suficiente.

Além disso, trabalhe no desenvolvimento do seu marketing pessoal para que você consiga projetar uma imagem positiva de si mesmo. Se precisar de motivação, faça esse exercício prático: liste, pelo menos, as seis coisas das quais você se orgulha ou julga ser realmente bom. Reveja e reavalie essas conquistas e leia o que estiver escrito todas as manhãs ou antes de dormir.

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