2 dicas de queijos para quem tem intolerância à lactose

0

A intolerância à lactose é caracterizada pela incapacidade de digerir totalmente o açúcar dos produtos lácteos. Quem sofre do problema pode optar por consumir alimentos de origem animal sem lactose ou de origem vegetal, por exemplo. Abaixo seguem 2 dicas de queijos veganos para se deliciar sem preocupação!

Cada vez mais pessoas estão descobrindo a intolerância à lactose, que antes já existia, mas não havia tanta informação sobre o assunto. Assim, era tratada como um desconforto intestinal qualquer, visto que seus principais sintomas são gases, diarreia e dor de barriga.

Dicas de queijo para os intolerantes à lactose

São vários os tipo de queijos vegetais (que não possuem lactose), sendo que os mais “comuns” são o queijo vegano de castanha, o queijo parmesão vegano, o queijo mussarela vegano, ricota de amêndoas, o queijo frescal, o requeijão de castanha ou de inhame, o queijo de mandioquinha, o queijo de amendoim e o queijo de batata.

Além de não ter lactose, o queijo vegano possui benefícios como menor quantidade de colesterol; menor quantidade de gorduras; alto teor de fósforo e potássio; não faz mal aos animais e é livre de outros agentes alergênicos.

  • Queijo de batata

Os ingredientes da primeira receita da lista de dicas de queijos é

1 batata grande cozida
1 dente de alho picado
1 colher de chá de suco de limão
1/4 de xícara de óleo de girassol ou de soja
2 colheres de sopa de polvilho azedo
Sal a gosto
1 colher de sopa de açafrão (opcional)

Coloque tudo no liquidificador e bata. Adicione um pouco de água e bata mais um pouco até ficar cremoso.

  • Queijo minas de amendoim

Os ingredientes da segunda receita da lista de dicas de queijos é

2 xícaras de amendoim sem casca
5 xícaras de água filtrada
4 colheres de sopa de limão
2 colheres de chá de sal

Deixar o amendoim de molho por 12 horas. Escorrer a água e descartar. Coloque o amendoim no liquidificador junto com a água. Bata e coe com coador voal ou pano de prato limpo. Após, adicione o sal. Leve a mistura em fogo médio por 15 minutos para reduzir o leite, misture bem. Adicione o suco de limão e misture levemente.

Tampe a panela e aguarde 4 horas, tempo necessário para o leite talhar. Após, com a ajuda de um coador e de uma fralda de pano separe o soro. Descarte o soro e coloque o queijo em uma forminha. Coloque na geladeira por 12 horas, no mínimo. Pronto!

Para mais dicas de queijos veganos, siga a página do Facebook do Brasil 123.

Leia Também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.