Em primeiro lugar, entre as principais ações que têm chamado a atenção dos beneficiários do INSS, além da parte adicional do benefício, está a expectativa de um novo reajuste. Isso porque o 13º salário é justamente um pagamento adicional dado aos seus beneficiários como forma de gratificação anual.
Recentemente, muito se tem falado nas redes sociais sobre o adiantamento do pagamento do 13º salário para os aposentados do INSS no mês de maio, porém, isso não é verdade. Portanto, os beneficiários ainda não sabem quando receberão o 13º salário este ano.
Além disso, o próprio governo não sabe exatamente quando o pagamento será feito. Mas mesmo com isso há uma estimativa de que a data seguirá o padrão.
Estima-se, portanto, que o Governo Federal, com base em levantamento contábil referente aos recursos disponíveis, poderá pagar o 13º salário INSS ainda este ano. Assim, a previsão é que os depósitos sejam feitos em duas parcelas, a primeira em agosto e a segunda em dezembro.
Nesse sentido, há previsão de pagamento do benefício ao longo de 2023. Com isso, os aposentados que recebem o salário mínimo de R$ 1.320 do governo, receberão a primeira parcela em agosto.
Por outro lado, os beneficiários do INSS que recebem mais de dois salários mínimos devem receber a primeira parcela dos depósitos, que o governo fará em setembro. Dessa forma, a segunda parcela do 13º salário está prevista para ser paga em dezembro, ou seja, no final do ano como habitual.
Se o benefício da 13ª parcela do INSS for concedido à população, certamente será divulgado pela Caixa Econômica Federal, instituição financeira responsável pelo pagamento desse auxílio à população. Mas o fato é que o 13º salário do INS será feito para os cidadãos, a questão é se está planejado ou não.
Sendo assim, quem recebe, por exemplo, os benefícios do Bolsa Família e do Vale-Gás tem a oportunidade de melhorar sua qualidade de vida. No entanto, o Governo Federal está ficando sem caixa como resultado desses programas assistenciais e, portanto, não pode definir informações como essa expectativa.
Antecipadamente, os segurados com direito ao benefício receberão o pagamento em duas parcelas. Em suma, a primeira parcela corresponde a 50% do valor do benefício, sem descontos, e depositada junto com a renda referente ao mês do beneficiário.
Contudo, a segunda parcela será paga dois meses depois, mas com os descontos. Nesse sentido, o acerto será realizado seguindo o número final do Número de Identificação Social (NIS).
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…