13° do Bolsa Família sai até o dia 31? veja agora

1

Os beneficiários do Bolsa Família não vão receber o 13° salário prometido por Jair Bolsonaro, a confirmação partiu da própria equipe econômica e assessores do chefe do executivo.

No ano passado, o Governo Federal editou uma medida para começar a pagar o 13° para os beneficiários do programa. Entretanto, o texto era pontual, de forma clara dizia que o pagamento era apenas uma vez, o que aconteceu, cumprindo assim sua promessa de campanha. Assim, a medida só dizia respeito ao pagamento em 2019.

Neste ano, o governo trabalhou para que a MP caducasse, pois a oposição trabalhava fortemente para manter o benefício permanente. Além disso, outra proposta também previa o 13º ao BPC (Benefício de Prestação Continuada).

Para acontecer o pagamento do 13° ainda este ano, o executivo federal deve editar uma MP ou encaminhar um projeto de lei (PL) ao Congresso Nacional, o que é quase impossível, uma vez que estamos nos últimos dias do ano.

Paulo Guedes

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que o Governo Federal não vai pagar o 13º do Bolsa Família porque isso seria um crime de responsabilidade fiscal. A afirmação aconteceu em um evento realizado na última sexta-feira (18).

“Quando entrou o segundo ano, que é agora, quando a pandemia bateu, foi chegando o fim do ano e observamos o seguinte: pela Lei de Responsabilidade Fiscal se você der um 13º por dois anos seguidos, você está cometendo crime”, disse o ministro.

“Eu lamento, nós desejaríamos dar este 13º, mas é um descumprimento da lei”, disse o ministro. Ele, aliás, disse ainda que o pagamento desse valor poderia levar ao impeachment do presidente Jair Bolsonaro justamente por causa do crime de responsabilidade.

Mas o fato é que essa versão é bem diferente daquela dada pelo próprio presidente Jair Bolsonaro. Há menos de 24 horas, ele disse que o pagamento do 13º do Bolsa Família não vai acontecer por causa do presidente da Câmara, Rodrigo Maia.

De acordo com Bolsonaro, Maia deixou uma MP do governo caducar no Congresso. Assim, na versão do presidente, não existe mais a possibilidade do 13º para o Bolsa Família. Depois de tantas idas e vindas, o presidente da Câmara e o presidente do Brasil vivem um momento de forte ruptura.

Leia também: Até R$ 1.000 pelo celular: veja como conseguir o microcrédito

3/5 - (2 votes)

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.