Neste ano de 2021 são celebrados os 100 anos da descoberta da insulina. Considera o “hormônio da vida”, a substância vem salvando milhões de vida em todo mundo.
A insulina nada mais é do que um hormônio produzido pelo pâncreas e tem como principal função promover a entrada de glicose nas células do corpo. Lembrando que a glicose é usada como principal fonte de energia para os processos de funcionamento do organismo, ou seja, ela é o combustível humano.
Os estudos sobre a ação da insulina no organismo começaram em 1889, quando cientistas descobriram que a retirada do pâncreas de cães causava diabetes levando-os a óbito. Dai em diante, as pesquisas foram cada vez mais aprofundadas sobre a função da insulina e eficiência no tratamento de doenças, como a diabetes.
A diabetes é uma condição caracterizada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina do corpo.
Visto que a insulina leva a glicose para as células do corpo, sua ausência ou insuficiência acaba limitando esse transporte fazendo com que o açúcar se acumule no sangue e na urina provocando sérias complicações.
Ela ainda pode variar em tipos, sendo as mais comuns:
Nem todo tratamento de diabetes é feito com insulina, entretanto, para aqueles que precisam da reposição do hormônio da vida, as famosas injeções facilitam e muito a regularização da glicose no sangue.
Vale lembrar, que a insulina produzida em laboratório, também conhecida como insulina sintética acaba reproduzindo a mesma ação da secreção de insulina natural do pâncreas sendo assim, extremamente eficiente para solucionar as disfunções causadas pela Diabetes.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a diabetes atinge cerca de 400 milhões de pessoas no mundo.
As comorbidades ocasionadas pela condição também são prevalentes como é o caso da cegueira, amputação de membros inferiores e doenças cardiovasculares.
Outras complicações relacionadas à Diabetes são:
Dentre os sintomas, vale a pena buscar uma avaliação médica em casos de fome frequente, sede constante, vontade de urinar diversas vezes ao dia, perda de peso, fraqueza, fadiga, mudanças de humor, náusea e vômito.
Mesmo sem cura, a doença quando tratada pode garantir a reabilitação do indivíduo e ainda ter várias destas complicações destacadas acima evitadas.
Leia mais: Primeira cirurgia robótica para o tratamento de Diabetes tipo 2 é feita no Brasil
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…