05 formas de como pagar a faculdade ganhando pouco

0

Dependendo do curso escolhido, pagar a faculdade poderá ser uma tarefa difícil, ainda mais se for na área de direito ou medicina. Mas, apesar das dificuldades, não é o momento de desistir dos estudos. Com o passar dos anos, o governo e as universidades desenvolveram métodos para auxiliar os universitários. Portanto, veja quais são as opções disponíveis e mais utilizadas:

ProUni:

ProUni fornece bolsas de estudo de 50% a 100%. Para poder concorrer, o candidato deve  ter tirado 450 pontos na prova e não ter zerado a redação. Caso consiga a bolsa de 50% e ainda não consiga pagar, existe a opção de recorrer juntamente ao Fies.

Outro requisito é ter estudado o ensino médio em escola pública ou com bolsa integral na particular. Além disso, a renda do universitário não poderá passar de 3 salários mínimos.

Fies:

Opção para aqueles que desejam pagar o curso após se formar. A regra é a mesma que para o ProUni: tirar 450 de pontuação nas provas objetivas e não ter zerado a redação. Além disso, os juros podem variar de 0 a 2%, dependendo do programa obtido.

O valor mínimo para o salário é maior, podem ter de até 5 salários mínimos. As taxas são bem baixas ou não há valor de juros inclusos, devendo pagar somente o valor do curso. Existem simuladores para descobrir quanto deverá pagar ao fim do curso, clique aqui e saiba mais.

Empréstimo bancário:

Essa é uma das últimas alternativas dos estudantes que precisam pagar a faculdade. A taxa de juros é muito mais alta e não é flexível como o financiamento Fies. Portanto, antes de pensar em um financiamento, é importante colocar na ponta da caneta se realmente conseguirá pagar as taxas e se vale a pena.

Além disso, antes do empréstimo ser aprovado para pagar a faculdade, o aluno pode estar sujeito a uma análise de crédito do Score no Serasa. Se estiver abaixo dos requisitos impostos, poderá ter o pedido negado.

Financiamento estudantil privado:

Outra opção para pagar a faculdade é o financiamento estudantil, que é mais vantajoso em relação ao empréstimo. As taxas de juros podem variar bastante dependendo das faculdades e programas, o Pravaler fornece opções de 0% dependendo da universidade.

Geralmente, esses financiamentos são feitos semestralmente. Além disso, o estudante poderá ter até um ano para pagar cada semestre do curso.

Bolsa de estudos:

As faculdades geralmente fornecem bolsas de estudos próprias, seguindo as regras definidas pela reitoria. Algumas, para fornecer descontos nas mensalidades ou mensalidade gratuita, pedem uma nota X de desempenho ou serviços como monitoria para outros alunos. Em suma, algumas também utilizam a nota do ENEM para decidir quais serão os estudantes privilegiados.

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.