05 dicas de para morar sozinho durante a faculdade

0

Começar um curso de graduação em outra cidade ou estado não é uma tarefa fácil. Para morar sozinho, é necessário ficar atento aos detalhes para não ter uma surpresa ao fim do mês. São coisas que, durante toda a vida, nunca foram analisadas. Até porque: os pais eram aqueles que resolviam tudo!

Portanto, o Brasil 123 separou uma série de dicas para quem deseja morar sozinho durante a faculdade.

1- Conheça as opções através de sites de aluguel

Primeiramente, é necessário realizar uma busca em sites de aluguel ou até mesmo redes sociais para selecionar as casas que deseja morar sozinho. Dependendo do local, o valor pode ser acima do esperado e optar por uma república será mais que necessário. O lado negativo disso é que terá que dividir a casa com outras pessoas. Entretanto, o crescimento e os aprendizados farão parte da rotina: é necessário desenvolver empatia.

Descubra o nome dos bairros, quais são os mais caros ou mais perigosos. Separe uma lista de locais para visitar juntamente com um dia. Não deixe para pensar nisso somente em cima da hora.

2- Pense nas fontes de renda antes de morar sozinho

Muitos estudantes não possuem a oportunidade dos pais auxiliarem financeiramente enquanto estudam. Para isso, é necessário procurar um emprego no local e analisar quais as melhores opções e mais perto da faculdade.

Procure ter uma renda extra antes mesmo de morar sozinho. Dessa forma, não irá correr o risco de não conseguir pagar as contas por ainda não ter um emprego.  Busque saber qual é o salário médio de região e se conseguirá manter seus gastos com ele.

3- Considere o trânsito e deslocamento

Mesmo que possua uma carro ou outro meio próprio de transporte, é necessário analisar os horários de pico e quanto tempo ficará parado no trânsito. Se for um local mais perto, é vantajoso ir de bicicleta ou à pé.

Em algumas regiões, existem poucos horários de ônibus. Portanto, fique atento se eles estão de acordo com horário de trabalho e de curso.

4- Desapegue-se

Na hora de mudar da casa dos pais e morar sozinho, vem à mente a ideia de que vai precisar de tudo aquilo que já tem. Mas, não será possível levar e terá que deixar algumas coisas para trás. Pode parecer que todos os livros ou sapatos são indispensáveis, entretanto, lembre-se que o espaço é limitado.

5- Aprenda a administrar suas finanças

Administre os seus gastos para que não fique com o nome sujo e passe por dores de cabeça.

Para isso, uma alternativa é criar uma planilha com tudo o que entra e sai. Busque sempre deixar os valores verdes para ter sobrando em caso de necessidades.

 

 

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.