03 dicas para não esquecer de tomar o anticoncepcional

2

Não esquecer de tomar o anticoncepcional é muito importante para prevenir uma gravidez indesejada. Para isso, é crucial tomar sempre em horários próximos e durante todos os dias. Dependendo da cartela (21 pílulas), pode haver uma pausa de uma semana e outras não ocorrem (geralmente aquelas com 28 comprimidos). Apesar de ser algo que as mulheres tomam diariamente, é muito comum esquecer.

Portanto, foi pensando nisso que o Brasil 123 separou algumas dicas para não esquecer de tomar o anticoncepcional. Quer saber mais? Basta continuar a leitura!

1- Colocando o celular para despertar

Uma alternativa para não esquecer é sempre colocar o celular despertar. Além disso, sempre tenha a cartela junto nos horários próximos de tomar. Por exemplo, se optou pelo horário de meio dia e trabalha, ande sempre com ele na bolsa. Se toma pela noite e um dia irá sair para um encontro, também é uma alternativa levar junto para não correr o risco de esquecer de tomar quando chegar em casa.

2- Usando aplicativos

Existem inúmeros aplicativos femininos que são usados para controlar o ciclo menstrual. O Calendário Menstrual pode ser encontrado na Play Store e já são mais de 100 milhões de instalações. Nele, é possível anotar os sentimentos, quantidade de água, se praticou exercícios físicos e muito mais. Outro aspecto positivo é que ele mostra uma notificação no celular assim que chega o horário de ingerir a pílula. Dessa forma, a mulher não corre o risco de esquecer. Ele é ótimo e todas devem ter, até aquelas que não usam anticonceptivos hormonais.

3- Não tome em horários distantes

Caso tenha esquecido um dia, você pode tomar em até 6 horas de atraso. Caso tenha passado até 12 horas, ainda pode ser ingerido sem complicados. Se passar disso, não tome mais e preste atenção no próximo horário.

Por exemplo, se é acostumada e ingerir às 20h e lembrou-se apenas 12 do dia seguinte, não tome mais. Espere chegar o horário e tome apenas uma. Tomar as duas juntas não aumentará a eficácia do anticonceptivo.

Caso esqueça de tomar por mais de 2 dias, não é possível estimar os riscos de gravidez. Portanto, o recomendado é que utilize outros métodos em conjunto como a camisinha. Ela, além de prevenir a gravidez, contribui para a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis como sífilis e herpes. Converse com seu parceiro entre as preferências de método e utilize um que seja eficaz. O Coito corrompido não deve ser uma opção neste momento.

E então, tem mais alguma dica para não esquecer de tomar o anticoncepcional? Deixe nos comentários!

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.